segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dicas para o preparo de sabonete artesanal

Essas dicas de preparo de sabonetes artesanais foram retiradas do site http://www.sonholilas.com.br.


Passo 1: Pese a quantidade de base glicerinada necessária para a receita, corte em pedaços pequenos e coloque tudo dentro de uma panelinha esmaltada (de ágata) ou inox e coloque em banho-maria para derreter.

Dica: Nunca utilize recipientes de alumínio. Não deixe aquecer mais do que 70ºC, para não “queimar” a base, isto pode acarretar problemas no sabonete tais como aroma desagradável ou sabonetes que suam ou ficam constantemente molhados.
Se a quantidade for pequena o suficiente para 1 ou 2 sabonetes pequenos, você pode derretê-los no microondas colocando em pote de plástico próprio para microondas. (Inicie colocando em intervalos de 15 segundos (varia conforme o aparelho). Derreta a glicerina por completo.

Passo 2: Enquanto derrete a glicerina ou mesmo antes, separe os ingredientes que serão utilizados e tudo a mão: os aditivos, corantes, essências e fôrmas.

Passo 3: deixe amornar um pouco, mas não o suficiente para começar a endurecer, com o tempo você vai pegando prática, mesmo porque, este ponto varia conforme a base e o fabricante. Adicione os aditivos como extratos líquidos e óleos vegetais, também as manteigas de cacau ou cera de abelha previamente derretidas em recipiente separado.

Passo 4: Adicione o corante líquido, que pode ser alimentício (estes tendem a desbotar mais rápido) ou os próprios para sabonetes à base de água.
Dica: lembre-se de que alguns extratos dão cor e conforme o corante que se utiliza pode dar um resultado diferente daquela esperada.

Passo 5: Adicione essência própria para sabonete, a proporção geralmente é de 25 ml para cada quilo de base, esta proporção varia para mais ou para menos conforme a essência escolhida, o fabricante e seu gosto. Mexa lentamente para não formar muita espuma.
Dica: Não utilize essência para velas porque não são essências aprovadas para uso na pele. Não coloque a essência com a glicerina muito quente, pois, com o calor a essência tende a evaporar e se dissipar, pois elas contêm elevado teor alcoólico, o mesmo ocorre com os extratos glicólicos.

Passo 6: Derrame nas forminhas, caso se formem bolhas, você pode dissipá-las borrifando um pouco de álcool de cereais. Aguarde o endurecimento (em torno de 20 minutos para as forminhas pequenas).

Dica: Evite um local com muita corrente de ar para fazer seus sabonetes, não os coloque na geladeira para acelerar o endurecimento, sabonetes não são como gelatina que endurecem com o frio, eles endurecem pelo processo da massa mesmo. O que você pode fazer é colocá-los na geladeira após seu endurecimento por uns 20 min. ou meia hora para facilitar sua retirada do molde, caso isto não esteja acontecendo com facilidade.

Passo 7: Embale os em filme de PVC.

Dica: No caso de se formarem algumas bolhas de ar entre o filme e o sabonete, comprometendo seu acabamento, fure o filme de PVC com a pontinha de uma agulha e passe um pano expulsando a bolha, cuidado para não forçar e marcar o sabonete.

Passo 8: Coloque todos os utensílios de molho em água quente de preferência. Mantenha seus utensílios sempre limpos. Guarde a base sempre bem embrulhada em plástico para que esta não se desidrate.

Dica para fazer o sabonete espumar - Para quem faz sabonetes artesanais uma das dificuldades que têm é como fazer o sabonete espumar mais. O que corta a espuma é a presença de produtos oleosos (como as essências) por isso que sabonetes que contêm manteiga de karité ou manteiga de cacau, espumam menos. A dica é acrescentar à receita um pouco de lauril, que vai fazer o sabonete espumar mais. Esse produto pode ser encontrado em farmácias ou em lojas de artigos para sabonetes.

Como escolher a base glicerinada para sabonetes


Muitas pessoas perguntam porque o sabonete está ficando mole ou porque não espuma muito. Fora alguns fatores que podem interferir no processo para que isso ocorra, um dos prováveis motivos é a base glicerinada de má qualidade.
Hoje existe no mercado uma boa variedade de bases glicerinadas, muitas delas têm melhorado bastante em qualidade frente a um mercado de consumidoras cada vez mais exigentes, mesmo assim deve-se prestar atenção na hora de comprar e ser bastante criteriosa ao escolher, observando esses ítens:

•    Uma boa base glicerinada é aquela que não produz odor desagradável, muitas que contém em sua composição gordura animal e outros ingredientes de má qualidade, tendem a apresentar este inconveniente;

•    Outra coisa a observar nas bases transparentes é se a base apresenta flocos ou tufos foscos ou esbranquiçados, estas bases tendem a não dar boa transparência no sabonete, por isso, escolha aqueles de cor uniforme;

•    Dispense também aquelas que estiverem úmidas e apresentam inclusive manchas de molhado no rótulo que normalmente é de papel, ou, que você perceba estarem muito úmidas ao contato, elas produzirão um sabonete mole demais. Também aquelas com forte cheiro de álcool, caso isto ocorra reclame e peça a troca.

Com o tempo você irá conhecendo as marcas existentes e as características de cada uma, até que possa eleger uma de sua preferência.

Sabonetes e Produtos para banho I

Essa postagem é referente a uma aula de sabonetes e produtos para banho que baixei a um tempo atrás do 4shared, a confecção da apostila foi de Marilú Bandeira LY, mmbandeira@netcomp.com.br e telefone (11) 6331-2551.

ÓLEOS NATURAIS ESSENCIAIS
ALECRIM: Tem ação adstringente, alivia o cansaço físico e mental.
ALFAZEMA: Tem efeito calmante, anti- depressivo e sedativo. Ajuda com problemas de pele, tais como: queimaduras, ferimentos, alergias e picadas de insetos. É anti-séptico.
ALGAS MARINHAS: Ativa a circulação e auxilia no tratamento da celulite. ARNICA: Tem ação emoliente e atua nos casos de inflamação, contusão e distorção.
CAMOMILA: Tem poder relaxante e auxilia no tratamento do stress, cansaço e irritação. Combate a insônia e a TPM
EUCALIPTO: Tem ação anti-séptica Ajuda no tratamento de gripes e resinados. Aumenta o poder de concentração.
GERÂNIO: Possui propriedade anti-inflamatória e calmante. Controla a ansiedade. JASMIM: Atua contra impotência, frigidez ansiedade e depressão pós-parto. HORTELÂ: Possui Ação calmante. LARANJA: Estimula as funções cardíacas e alivia eólicas.
LIMÃO: Possui importante propriedade de combate a infecções, tem efeito refrescante, tonifican te anti-bacteriano
MEL: Alivia a congestão do sistema respiratório. MENTA: Tem ação analgésica e expectorante.
ROSA: Tem efeito afrodisíaco, sedativo e tonificante. O óleo de rosas ameniza a depressão, especialmente a TPM. É anti-séptico.
SÂNDALO: É um anti-séptico, bactericida e adstrigente. YLANG-YLANG: É anti-depressivo e alivia dores musculares.
 
SABONETES AROMÁTICOS
Os sabonetes aromáticos foram elaborados para suprir as necessidades psico- físicas, proporcionando ao organismo relaxamento e energização na hora do banho
SABONETE DE GLICERINA
Manipulação Ingredientes:
1  quilo de base glicerinada
30 ml de essência
2  ml de corante
Modo de fazer:
Dissolver a base glicerinada em fogo brando até alcançar 50°, porém a base não pode ferver. Ao atingir 50° formará uma nata esbranquiçada em cima da base já dissolvida Retirar do fogo, colocar a essência e o corante, colocar em formas de PVC iguais as fôrma de bombons. Esperar secar por 3 horas, e embalar em papel filme
Obs.: Se desejar fazer os sabonetes redondos, utilizar como fôrmas tubos de PVC de instalação hidráulica. Os tubos devem ser lavados com água e sabão neutro, esterilizados com álcool e depois de frio, cortar com faca e embalar com papel filme e colocar a etiqueta
SABONETE BARRA DE FRUTAS
500 g de base glicerínada na cor transparente
300 g de base glicerinada na cor branco
Semente de papoula
25 ml de essência de papaia 
15 ml de extrato glicólico de frutas tropicais
Corante alimentício nas cores . amarelo e verde
Fôrma de acetato em formato retangular medindo 20 cm x 6,5 cm
Modo de fazer
Forre o fundo da fôrma com as sementes de papoula
Depois, derreta a base glicerinada na cor transparente, acrescente o extrato glicólio e 15 ml de essência de papaia Misture.
Em seguida, acrescente 3 gotas de corante na cor vermelho e 2 gotas de corante na cor amarelo. Misture bem.
Despeje a mistura sobre as sementes de papoula que estão na fôrma e deixe secar por 40 minutos.
Agora, derreta a base glicerinada branca e acrescente 3 gotas de corante verde
Em seguida, adicione l O ml de essência. Misture
Despeje a mistura sobre a primeira camada da fôrma . Aguarde a secagem pôr aproximadamente 5 horas. Desenforme o sabonete cuidadosamente.
Embrulhe o sabonete com o filme plástico, puxando as abas da forma para trás.
SABONETE CORAÇÃO
Tubo de PVC com tampão, medindo 75 polegadas e com 20 cm de comprimento 300 g de base glicerínada perolada 500 g de glicerinada na cor vermelho
15 ml de essência de perfume de sua preferência Álcool de cereais
Óleo de semente de uva
Cortador em forma de coração
Modo de fazer
Fatie a base perolada em fatias de 1,5 cm, aproximadamente. Use a faca (Não se
importe se as fatias saírem irregular}.
Corte cerca de 12 peças com o cortador em formato de coração.
Forme uma fileira com os corações.
Passe o óleo de semente de uva na parte interna do cano de PVC.
Agora, coloque os corações no tampão do cano de PVC. Equilibre-os numa coluna
vertical.
Encaixe o tubo no tampão, deixando os sabonetes no centro
Derreta a base glicehnada vermelha e deixe esfriar até 35° C, quando você suportar o
calor nas mãos, despeje a base vermelha no tubo, segure a "nata" com a colher para
evitar que ela caia no tubo. Deixe secar pôr 6 horas.
Desenforme, retirando o tampão e empurrando o sabonete para baixo.
SABONETE XADREZ
Material utilizado
l kg de base glicerinada na cor branca
l kg de base glicennada na cor laranja transparente
l kg de base glicerinada incolor
30 ml de essência de sua preferencia
Forma plástica retangular
Modo de fazer
Corte tiras das bases glicerinadas coloridas de laranja e branco com o tamanho de l pôr
l cm..
Coloque as tiras dentro da forma retangular intercalando as cores. Componha 3 carreiras
completando toda a forma
Derreta a base glicerinada transparente e acrescente a essência Mexa bem para que a
essência se incorpore na base.
Segure a "nata"que se formou durante o derretimento com a colher  e despeje a base
dentro da forma, sobre as tiras.
Deixe secar pôr 2 horas e desenforme o sabonete.
SABONETE FENG SHUI
Material utilizado
250 g de base glicerinada incolor
250 g de base glicerinada branca
15 ml de essência de perfume de sua preferencia
Álcool de cereais
Forma de silicone em formato de Ying-Yang
Corante alimentício na cor vermelho
Modo de fazer
Derreta a base glicerinada incolor. Acrescente a essência e, em seguida o corante
vermelho.
Despeje a mistura num lado da forma, segurando com a colher a camada espessa que se
formou no derretimento.
Borrife álcool de cereais para retirar a espuma
Agora, derreta a base branca, borrife álcool de cereais e adicione a essência Mexa para
misturar.
Despeje a base branca na outra parte da forma borrife álcool de cereais.
Deixe endurecer pôr cerca de 2 horas.   Depois,   desenforme puxando as bordas da
forma
Variações:
Vermelho - simboliza a valentia e a paixão, a força e o sucesso.
Azul -  É uma cor de ação calmante, estimula a serenidade, a paciência e a
espiritualidade.
Laranja - Estimula a alegria, o otimismo e a generosidade.
Lilás - Tem influência nas emoções e no humor.
A cor branca contém todas as cores e representa a purificação.
SABONETE ESPIRAL
Material utilizado
600 g de base glicerinada branca
Fôrma de plástico, medindo 10x15 cm (retangular)
Fôrma de silicone retangular, medindo 10x20 cm e 5 cm de altura
Corante alimentício nas cores rosa, azul, amarelo, marrom e verde
15 ml de essência de camomila (ou outra de sua preferência).
Modo de fazer
Derreta 50 g de base glicerinada branca e coloque l O gotas do corante rosa Mexa com a colher de plástico para misturar.
Segure a "nata" que se formou sobre a base com a colher. Despeje a base na forma de
plástico.
Aguarde esfriar por cerca de l hora Depois, desenforme empurrando o fundo da fôrma
Agora, fatie o sabonete em pedaços com cerca de 0,5 cm de espessura Use uma faca
sem serra.
Enrole as tiras com cuidado ao redor dos dedos, como mostra a foto. Tome cuidado para
a gl i c erma não rachar.
Repita os passos de l a 5 com corantes diferentes. Totalize 200 g de espirais.
Disponha as espirais na forma de silicone. Faça 3 fileiras com cores variadas.
Em seguida, derreta 400 g de base glicerínada branca e adicione a essência Aguarde a
base esfriar por cerca de 15 minutos (isso é necessário para que a base não derreta as
espirais).
Deixe secar por cerca de 2 horas e, então desenforme puxando as bordas das fôrmas.
Retire as rebarbas com a faca
Varie o sabonete, confeccionando-o com base transparente. Para embalar a barra inteira,
use ráfía e etiqueta
SABONETE FLORAL
Material utilizado
300 g de base glicerínada transparente 100 g de base glicerínada branca l O ml de essência de sua preferência 3 gotas de corante alimentício na cor azul Cortadores de inox com motivo de flores
Modo de fazer
Pique 100 g de base glicerínada transparente e derreta-a Coloque o corante azul na
colher e despeje sobre a base glicennada, acrescente 7 ml de essência e misture bem.
Coloque a mistura na fôrma plástica e deixe secar por l O minutos.
Pressione com cuidado a fôrma plástica e desenforme.
Corte o sabonete com os cortadores de inox em formato de flores.
Repita o processo com diferentes cores de corante. Assim você terá flores coloridas.
Acomode as flores no fundo do molde de silicone.
Derreta o restante da base glicerinada transparente. Transfira para o copo plástico,
coloque a essência e misture bem.
Despeje a base glicerinada derretida no molde de silicone sobre as flores coloridas.
Espere a barra secar até ficar firme mais não endurecida completamente.
Pique a base glicerinada branca e derreta-a Em seguida, acrescente 3 ml de essência e
mexa bem com a colher descartável.
Complete o molde de silicone com a mistura Espere secar por 10 minutos.
Desenforme com cuidado.